domingo, 29 de maio de 2011

TPM

TPM, QUEM ME AGUENTA?



Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional). Todos esse sintomas estão associados a terrível TPM, inimiga de 80% da população feminina. Se você faz parte deste time, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.
Há muito tempo se estuda a respeito da influência dos hormônios na absorção de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) e no metabolismo de água e eletrólitos no curso do ciclo menstrual.
Para se ter uma idéia, os hormônios influenciam o metabolismo de minerais importantes como o cálcio e o magnésio e de vitaminas, como é o caso da vitamina D. E é assim que se explicam as alterações deste período.
Então, já sabe: repor estes nutrientes é fundamental... e, claro, beber muito líquido. Para isto, recomenda-se aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais verde-escuros, peixes, castanhas (do pará, caju) e cereais integrais.
Algumas mulheres apresentam também, no período da TPM, modificações do comportamento alimentar habitual, que se exemplifica num consumo exagerado de alimentos salgados, doces e, claro, chocolate. É, meninas, mas estes alimentos tem, normalmente, muitas calorias... prejudicando o sucesso da nossa dieta, não é mesmo?!

Tome nota então de algumas recomendações para este período:


VILÕES: alguns alimentos se tornam vilões na TPM. É melhor deixá-lo longe da dispensa e, principalmente, dos olhos. Quais são estes alimentos:

- Frituras e outros alimentos gordurosos: são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos.
- Refrigerantes: além de altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase.
- Álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas pois quando não bem digeridas, podem propiciar a fomação de gases. Que, cá entre nós, não é nada confortável.
- Café e chá preto: assim como os refrigerantes de cola, contém cafeína que é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos.

HERÓIS: estes são alimentos poderosos no combate dos sintomas desagradáveis da TPM. Confira e transforme sua vida!

- Melância: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.
- Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado pois são calóricos!!!
- Leite e derivados: ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!
Conciliar os vilões e os heróis é o segredo para garantir a sua tranqüilidade e manter a boa forma no detestável período da TPM!

VONTADE? AI QUE VONTADE....DE.....SEI LÁ...

VONTADE DE QUÊ?

O SIGNIFICADO DA SUA GULA: APRENDA A COMBATÊ-LA!


Tem vezes em que a vontade de comer alguma coisa doce só passa depois que você ataca um brigadeiro?
Ou então, é a vontade de tomar mais um cafezinho no decorrer do dia que persiste. Todo mundo tem vontade de comer alguma coisa, mesmo sabendo que não faz bem à saúde ou que vai prejudicar a dieta.
Mas, não se trata só de ter vontade! Seu corpo pode estar necessitando de alguma substância para seu bom funcionamento. Descubra o significado de sua gula e aprenda a melhor maneira de combatê-la!

Quero comer doce: seu corpo precisa de cromo, fósforo, enxofre e triptofano. Sacie sua vontade comendo uvas, queijo, frango, peixe, ovos, espinafre, nozes e uva-passa.

Desejo de chocolate: falta de magnésio no organismo. Delicie-se com castanhas, ervilha e maracujá.

Vontade de comer pão: está faltando nitrogênio. Você pode comer alimentos ricos em proteínas como carne, nozes e grãos.

Querendo comer fritura: é falta de cálcio no organismo. Coma brócolis, couve, queijo ou gergelim.

Desejando um cafezinho: seu corpo necessita de fósforo, enxofre, cloreto de sódio e ferro. Acabe com a vontade ingerindo carne, ovo, laticínios magros, nozes, grãos, pimenta vermelha, alho, cebola ou algas.

Beber refrigerante: é de cálcio que seu corpo precisa. Você pode comer queijo, brócolis, couve ou gergelim.
Porém, se o seu caso for um destes dois extremos, fique atento!

Está com muito apetite: é falta de silício, triptofano e tirosina. Sacie suas vontades comendo nozes, grãos, queijo, uva passa, acerola, caju e laranja.

Mas, se estiver sem apetite: seu organismo precisa de vitamina B. Coma nozes, feijão e fígado.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

A ansiedade produtiva é aquela que faz com que a pessoa transforme, produza, crie e vá em frente, buscando cada vez mais o que a satisfaça.
Mas, quando a ansiedade passa a ser uma característica da pessoa pode comprometer vários aspectos da sua vida e requer cuidado.

A ansiedade pode interferir e muito, principalmente para quem está fazendo uma reeducação alimentar. A pessoa pensa que está ansiosa em função das mudanças de alguns hábitos alimentares e justifica que em função de sua ansiedade não consegue manter os novos hábitos, frustrando assim toda e qualquer chance de obter o resultado que deseja. Não é a mudança de hábitos que gera ansiedade. Mas, sim, o que isso está deixando de ocultar.

É como se, ao ter limites para comer o que quer, não fosse possível mais mascarar seus sentimentos. Ou seja, antes, em vez de enfrentar os sentimentos e conflitos, comia. Agora que esse processo foi alterado, alguns conflitos emocionais não resolvidos podem aflorar, desejando um resultado imediato. Como se ao eliminar alguns quilinhos fossem também eliminados os conflitos internos que os originaram.

Por isso a necessidade urgente de resultados rápidos fica muito mais acentuada. A partir do momento que começou a ficar mais atenta ao que come, a busca compulsiva por tudo que surge pela frente pode parecer ter ficado até mais acentuada. Na verdade, já existia, só não era percebida.

Muitas vezes, utiliza-se a comida para combater a ansiedade a as frustrações por não conseguir agir de acordo com sua vontade. Nem sabe o que realmente deseja. Como se tivesse perdido em algum momento da vida o contato consigo mesmo e não consegue perceber suas necessidades. Se está cansado, come em vez de dormir.

Se está triste, come em vez de chorar. Se está ansioso, come em vez de se tranqüilizar. Se está carente, come doces e mais doces em vez de descobrir outras fontes de prazer. E ainda lambisca toda vez que alguns sentimentos vêm à tona, na tentativa de fazê-los adormecer novamente.

Diante disso tudo surge a oportunidade de viajar e, ao invés de ir para relaxar, sente-se como se estivesse indo para uma guerra, tornando a viagem uma possível fonte de estresse, fazendo tudo correndo, com pressa. Permita-se dar a si mesmo oportunidades de relaxar, se quiser manter seu equilíbrio mental.

ANSIEDADE E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Pare para pensar sobre seus sentimentos, sobre o que pode estar por trás de sua ansiedade e necessidade compulsiva de comer. Aproveite para relaxar, pois quando a tensão física e emocional diminui, se torna mais fácil identificar o que possa estar te incomodando. Algumas pessoas chegam a ponto de sentirem-se culpadas quando não estão envolvidas em atividades produtivas.
Enfrente as situações. Isso evitará que busque alívio na comida. Quando o olhar para o mundo interno não existe, procura se olhar cada vez mais para fora, para o mundo externo, cobrando desse mundo soluções mágicas e querendo que o corpo reaja com a mesma rapidez. Ou seja, chegue ao peso desejado rapidamente, ignorando que o corpo está simplesmente reagindo e tentando demonstrar que há alguns conflitos que precisam de atenção.

Enquanto todo esse processo não for percebido, as insatisfações e a ansiedade podem se manter. Assim como o peso.

ALIMENTOS COMBATEM A ANSIEDADE

Alimentos que combatem a ansiedade e o cansaço
Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque na sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

Alface - Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Banana - Pode acreditar: essa fruta tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, dando energia.

Carne - Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

Espinafre - A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Jaboticaba - Essa frutinha contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jaboticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.

Laranja - Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

Leite - A falta de vitamina do complexo B pode acabar com seu bom humor. Além de estarem presentes no leite, essas substâncias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

Uva - Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

O FRIOZINHO PODERIA AJUDAR...

qUEM DERA QUE FOSSE ASSIM, NÉ PESSOAL? cOM FRIO PODERIAMOS COMER MENOS PARA LAVAR MENAS LOUÇA E TER QUE FICAR DE MÃOS FRIAS.mAS NÃO ADIANTA. pREFERIMOS TER QUE FICAR COM MÃOS FRIAS DO QUE DEIXAR DE COMER...GERALMENTE TUDO TEM MUITA CALORIA....E ENGORDA MUITOOOOOO...EU QUE O DIGA.....

“ Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que eu posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e período de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da sua própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito de sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É segurança para receber uma crítica, mesma que seja injusta

TABELA DE SUBSTITUIÇÕES

BENEFÍCIOS DE DIVERSOS ALIMENTOS PARA SAÚDE

TABELA PARA TER À MÃO

Profª Lucieli Neves
Maçã - Protege o seu coração
Evita constipação
Bloqueia a diarreia
Melhora capacidade dos pulmões
Amortece as articulações

Damasco - Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Protege a sua visão
Protege contra a doença de Alzheimer
Retarda o envelhecimento
Alcachofra - Ajuda na digestão
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Protege contra doenças do fígado
Abacate - Combate as diabetes
Baixa o colesterol
Previne as tromboses AVC
Controla pressão arterial
Suaviza a pele
Banana - Protege o seu coração
Atenua a tosse
Fortalece os ossos
Controla a pressão arterial
Bloqueia a diarreia
Feijão - Evita constipações
Atenua a hemorroida
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estabiliza o açúcar no sangue
Beterraba - Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Baga de Mirtilho - Previne o câncer
Protege o seu coração
Estabiliza o açucar no sangue
Estimula a memória
Evita a Constipação
Brócolos - Fortalece os Ossos
Protege a Visão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Couve - Previne o câncer
Evita a prisão ventre
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Atenua a hemorroida
Melão - Protege a Visão
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Cenoura - Protege a Visão
Protege o seu coração
Evita a prisão de ventre
Previne o câncer
Ajuda a perder peso
Couve-Flor - Previne o câncer da Próstata
Previne o câncer da Mama
Fortalece os ossos
Elimina escoreações
Previne a doença do coração
Cereja - Protege o seu Coração
Previne o câncer
Acaba com as insônias
Tarda o envelhecimento
Protege contra a doença de Alzheimer
Castanha - Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Pimentão picante - Ajuda na digestão
Suaviza as dores da garganta
Remove abcessos
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Figo - Ajuda a perder peso
Previne as tromboses AVC
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Peixe -Protege o seu coração
Estimula a memória
Protege o seu coração
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Linho - Ajuda a digestão
Combate as diabetes
Protege o seu coração
Fortalece o cérebr o
Fortalece o sistema imunológico
Alho - Baixa o colesterol
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Mata bactérias
Combate Fungos
Toranja-Protege contra ataques cardíacos
Promove a perda de peso
Previne as tromboses AVC
Previne o câncer da Próstata
Baixa o colesterol
Uva - Protege a Visão
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Aumenta o fluxo de sangue
Protege o seu coração
Chá Verde - Previne o câncer
Protege o seu coração
Previne as tromboses AVC
Ajuda a perder peso
Mata bactérias
Mel - Cura Feridas
Ajuda a digestão
Previne contra Úlceras
Aumenta a energia
Combate alergias
Limão - Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Lima - Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Manga - Previne o câncer
Estimula a memória
Regula a tiroíde
Ajuda na digestão
Protege contra a doença de Alzheimer
Cogumelo - Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Mata bactérias
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Aveia - Baixa o colesterol
Previne o câncer
Combate a diabetes
Evita constipação
Suaviza a pele
Azeite doce -Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Combate a diabetes
Suaviza a pele
Cebola -Reduz risco de ataque cardíaco
Previne o câncer
Mata bactérias
Baixa o colesterol
Combate Fungos
Laranjas - Fortalece o sistema imunológico
Previne o câncer
Protege o seu coração
Favorece a respiração
Elimina o escorbuto
Peras - Evita a Constipação
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Ajuda a digestão

Ananás -Fortalece os ossos
Alivia a febre
Ajuda a disgestão
Bloqueia a diarreia

Ameixas -Tarda o envelhecimento
Evita Constipação
Estimula a memória
Baixa o colesterol
Protege contra doença do coração
Arroz - Protege o seu coração
Combate a diabetes
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Morango -Previne o câncer
Protege o seu coração
Estimula a memória
Acalma o stress

Batata doce -Protege a sua Visão
Levanta a disposição
Combate o câncer
Fortalece os ossos

Tomate - Previne o câncer na próstata
Previne o câncer
Baixa o colesterol
Protege o seu Coração

Nozes - Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estimula a memória
Melhora a disposição
Protege contra doenças do coração
Água - Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Previne pedra nos rins
Suaviza a pele

Melancia - Previne o câncer na próstata
Promove a perda de peso
Baixa o colesterol

Louvores da semana....SUBLIME - LEONARDO GONÇALVES

Sublime Leonardo Gonçalves exibições 872.464 Carros pela cidade Correndo contra o tempo Distantes no vazio Atormentados pelos males De uma...